Tecnologia despertar o interesse na produção de flor

Segundo a reportagem de Rogério Verzignasse do Correio do correio popular,

 

Em 2018 o Brasil atingiu a posição de um dos 15 maiores produtores de flores do mundo. O avanço na produção segue na esteira do fortalecimento do agronegócio no país. Tecnologia, aumento da produtividade, novas variedades e ampliação dos canais de venda alavancam o setor de floricultura. Em 2018, a expectativa é que o faturamento cresça entre 7% e 8%. As vendas ao consumidor final devem chegar a cerca de R$ 8 bilhões.

Segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura Estimativa (Ibraflor) , o cenário poderia ser ainda melhor se a economia nacional deslanchasse. Mas o otimismo é grande. O setor acredita na manutenção da trajetória positiva.

Em Holambra, que responde por 45% do mercado de flores do Brasil, a expectativa é melhor: a Expoflora alavanca as vendas.

O presidente do Ibraflor, Kees Schoenmaker, fala que os investimentos em produção e logística fortaleceram o setor e são fundamentais. “A automação no campo aumentou. Atualmente, em Holambra, cerca de 90% das produções são em estufas, o que garante a produção de quase todas as variedades de flores e plantas em qualquer época do ano”, fala.

Assim como outros setores da economia, a floricultura também sentiu a crise, mas em menor escala. Mas os consumidores da classe A mantiveram o volume de compras de flores e plantas. Mas flor faz sucesso até mesmo entre os mais pobres. Se busca o que é mais barato.

Autosserviço

As vendas de flores e plantas ornamentais em supermercados, varejões e home centers se transformaram em um importante canal de vendas. Grandes varejistas criaram áreas específicas nas lojas para a comercialização de flores, plantas e artigos relacionados à jardinagem.

OS NÚMEROS

– 8,2 mil

– PRODUTORES

– De flores abastecem o mercado brasileiro

15 mil HECTARES

De terras são cultivados com flores no Brasil.

Fonte: http://correio.rac.com.br